segunda-feira, 11 de abril de 2011

O caminho estreito é pra poucos!!!

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” João 14:6.

Quando recebemos Cristo em nossa vida, todas as promessas de Deus estão disponíveis para nós. Essas promessas se cumprem em nossas vidas na medida em que vivemos sob a direção do Senhor. Porém, como nem sempre vivemos uma vida perfeita, Deus providenciou ajuda para andarmos em seu caminho e poder corrigir-nos quando falhamos. Jesus é o caminho que nos leva a vontade do Pai, sem ele não conseguimos viver na dependência do Senhor.

1. O Caminho de Deus conduz a uma vida de plenitude e alegria.

Há um caminho que conduz a uma vida de realização e propósito. A bíblia está repleta de promessas de Deus para aqueles que andam no caminho do Senhor, vejamos:

- Vitória e Fruto / Gálatas 5:16, 22-23.

16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

- Pureza e Comunhão / 1João 1:7-9

7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.
8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

- Companheirismo e amor / João 14:21, 3João 4.

21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
4 Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.

Para experimentar plenitude e alegria devemos fazer três coisa:

 Andar na em Espírito
ü
 Andar na Luz
ü
 Andar na verdade, que resulta em:
ü

Plenitude – Salmos 16:11 / Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente.
Satisfação – Salmos 107:9 / Pois ele satisfaz a alma sedenta, e enche de bens a alma faminta.
Paz – Isaías 26:3 / Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.

Se Deus promete plenitude e alegria em Sua Palavra, por que há tantos cristãos experimentando frustração, vida vazia e infelicidade?

2. O caminho do homem conduz ao egoísmo e o afastam de Deus.

Quando um Cristão se desvia do caminho de Deus em razão do pecado ou da adversidade, ele experimenta:

 Frustração.
ü
 Culpa.
ü
 Infelicidade.
ü
 Derrota.
ü

Os nossos caminhos geram:

• Pecado – Romanos 7:18 / Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.
• Corrupção interior – Marcos 7:21-22 / Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez...
• Maus desejos – Tiago 1:13-15 / Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Diante disse o que Deus realiza na nossa vida, qual é a sua providência?


3. A providência de Deus para retornar ao seu caminho: Perdão e Restauração.

Embora possamos, por nossa própria negligência, desviar-nos do caminho de Deus, Ele determinou um meio maravilhoso pelo qual o Cristão afastado pode voltar a ser restaurado à comunhão com Cristo.

 Deus tem COMPAIXÃO pelos pecadores: Lamentações 3:22-23 / A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. Reconheça os seus pecados, creia que Deus perdoará você.
Ø
 Deus deseja que CONFESSEMOS nossos pecados: 1 João 1:9 / Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Ø
 Deus nos pede que AFASTEMOS DO PECADO: Provérbios 28:13 / O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. AFASTE-SE – Retorne ao caminho de Deus e, por sua graça, caminhe em obediência ao Espírito Santo.
Ø

Conclusão

A grande preocupação dos discípulos no diálogo com Jesus foi acerca de que caminho deveriam seguir, que referencial teriam na vida. Eles estavam aflitos com essa questão. A não resposta ou incerteza para onde vai, deixa o homem aflito. Talvez você ainda não tenha essa resposta, você não sabe para onde vai? Nem qual vai ser o seu futuro? Talvez você esteja preocupado assim como os discípulos estavam, isso aflige você? A resposta que tenho para os seu anseios está em Atos 4:12: E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. Está nas palavras do Cristo: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Avalie a sua vida e determine em que lugar você se encontra a respeito do caminho de Deus, se você não está no caminho, Ele te chama: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Se você se afastou, lembre-se de que pode voltar ao caminho de Deus. Se você permanece no caminho, não negligencie o seu andar diário. Deus deseja que você caminhe com Ele e, como um bom Pai, deseja estar perto de você como Seu filho.

Jesus morreu por você, isso é amor / Rm.5:8, Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós
O amor de Jesus é gratuito / Ef.2:8, Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus .
Basta você confessar / Pv.28:13, O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará miseric

Objetivo: Demonstrar a religação do homem com Deus, através do sacrifício de Jesus.
Material: 4 folhas de papel ofício, cola branca, pincel atômico, durex colorido(vermelho)
Procedimento:
- Cole 4 folhas de papel ofício, formando um caminho e escreva, em um lado, o versículo: “Mas agora em Cristo Jesus , vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2.13).
- Apresente para os alunos este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado; nesse momento rasgue o caminho.
- Entregue os pedaços para os alunos e peça para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao terminarem, fale que somente através do sangue de Jesus o caminho pode ser restaurado, através do sacrifício de Cristo na cruz.
- Então, apresente o lado do caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler. Conclua, lendo João 14.06.
Autor da dinâmica: desconhecido




  • Cristiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário