sexta-feira, 8 de julho de 2011

O poder da língua




(Prov l8; 21)
(Gál 5; 26, )

A língua é um instrumento de grande poder, ela pode afectar a nossa vida, ela é como um fogo que descontrolado pode causar uma grande tragédia. E a tragédia é que todos têm uma língua que instila veneno, que nem sempre sabemos usar e que nenhum homem pode domar (Tiago 3; 8). 

Más conversações, a blasfémia, o mexerico, a malícia, a mentira, o juramento falso, têm o poder de arruinar, manchar, e corromper todo o carácter moral de uma pessoa ou comunidade.

A língua é capaz de dirigir (Tg 3.3,4)
A língua é capaz de destruir (Tg 3.5b-8)
A língua é capaz de deleitar e alimentar (Tg 3.9-12)
A língua é capaz de praticar profundas contradições (Tg 3.9-12)



Usando a Língua como Deus Pretendia


Voltemos ao princípio. A língua não é inerentemente má. Há algumas coisas que podemos e devemos fazer com nossas línguas. Considere alguns exemplos:


- Devemos louvar e adorar a Deus. "Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome" (Hebreus 13:15).


- Devemos orar. "Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17).


- Devemos confessar Cristo na presença dos incrédulos. "Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos" (Marcos 8:38).


- Devemos confessar nossos pecados e buscar o perdão. "Se confessarmos os nossos pecados, 
ele é fiel, e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).


- Devemos edificar nossos irmãos. "Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros"(Romanos 14:19).


- Devemos abençoar os outros, até mesmo nossos inimigos. "Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis" (Romanos 12:14).


- Devemos sempre falar a verdade. ". . . seja o vosso sim sim e o vosso não não, para não cairdes em juízo" (Tiago 5:12).
Lembremo-nos sempre que nossas línguas são dons de Deus para serem usadas em sua honra e glória.


veja também para completar http://oasiscolheitafeliz.blogspot.com/2011/05/palavras-podem-machucar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário